Faleceu, em 05/09/2023, aos 76 anos, o Professor Antônio Galves. O docente foi referência na área de probabilidade.

Possuía formação em Matemática, com mestrado e doutorado em Probabilidade e Estatística todos pela USP. Era membro da Academia Brasileira de Ciências, especialista em questões de seleção estatística de modelos que apresentam estocasticidade e memória de alcance variável aplicados na neurociência, com apresentações no Brasil e no exterior sobre o tema. Colaborou para a criação de um dos mais importantes, tanto no Brasil quanto internacionalmente, grupos de pesquisa sobre Sistemas Markovianos de Partículas.

Era pesquisador responsável pelo Cepid Neuromat, implementado em 2013, no IME-USP, com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), um centro de pesquisa avançada em neurociência teórica, composto de uma equipe de especialistas renomados, entre eles matemáticos, cientistas da computação, neurocientistas, médicos especialistas na área de reabilitação, biólogos, físicos e profissionais de comunicação, que integram a modelagem matemática e a neurociência teórica.

Recebeu, entre suas distinções, a Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2207) e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002).

Em 1978, criou o Seminário de Probabilidades da USP, que, desde então, ocorre ininterruptamente, contribuindo para o desenvolvimento da área no Brasil. A seguir, é possível conferir uma breve entrevista ao CONRE-3, cedida em 2015, sobre o seminário.

Comunicado de falecimento – Prof. Antônio Galves