O Dia do Estatístico é comemorado em 29 de maio. Foi nessa data que, em 1936, o Instituto Nacional de Estatística (INE) deu início às suas atividades, ocasião em que determinou a data como celebração da profissão. No ano seguinte, o Conselho Brasileiro de Geografia incorporou-se ao INE e passou a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estatísticos e Estatistas estão em todas as áreas. Cálculos de probabilidades, previsões e interpretação de dados estão entre as atividades de sua rotina.

Eles transformam dados brutos em informações que servirão para reduzir custos, minimizar riscos ou otimizar processos. Por essa razão, é crescente a procura por profissionais que saibam obter, organizar, analisar e interpretar dados num mundo marcado pela complexidade. Isso significa emprego garantido, com excelentes possibilidades de crescimento profissional e bons salários.

Atualmente, boas notícias sobre a carreira não faltam, mas, o que dizer dos profissionais? Como é, para eles, ser um profissional frente a tantas possibilidades? A pergunta foi feita aos conselheiros do CONRE-3 e as respostas são inspiradoras! Que suas conquistas auxiliem as gerações de hoje e amanhã.

 

Para mim, ser estatista é ter a liberdade para criar meus cálculos malucos, descobrir um leque de possibilidades de me embriagar demasiadamente em análises complexas e contribuir para a transformação de empresas e pessoas.

Nanda Rosa

 

John Tukey disse que “o melhor de ser um estatístico é poder brincar no quintal de todo mundo”. Para mim, ser estatístico é poder mostrar a importância da análise de dados para o exercício da cidadania.

Doris Fontes

 

 

Para mim, ser estatístico é poder aprender continuamente sobre assuntos variados e diversos. É poder ampliar, de forma contínua, a minha visão de mundo.

Marcelo Tavares de Lima

 

 

Ser estatista é saber manter o equilíbrio entre a ambição de identificar padrões, investigar valores discrepantes, apresentar conclusões que direcionam tomadas de decisões, e ainda, ter a modéstia de reconhecer que há erros aleatórios dos quais ainda não se tem controle, nem conhecimento.

Tamara Mármore

 

Para mim, ser estatístico é desvendar os mistérios do mundo por meio da experimentação, utilizando a estatística para compreender e traduzir os significados ocultos em cada dado.

Adriana Silva

 

 

Ser estatístico é poder contribuir nas diversas crises sanitárias, climáticas, epidemiológicas e econômicas que o mundo atual enfrenta, transformando dados em informações úteis para a tomada de decisões.

Edson Zangiancomi Martinez

 

Ser estatístico é ter em mãos ferramentas poderosas que podem ser utilizadas para descobrir padrões personalizados nas bases de dados, respeitando a aleatoriedade e incerteza natural dos resultados na vida real, possibilitando a tomada de decisões.

Mário Tarumoto

 

Ser estatístico é trabalhar com coleta de dados, análise e interpretação dos dados para ajudar a tomada de decisão. O estatístico identifica padrões ou tendências e faz previsões com base nos dados. Podem trabalhar em diversas áreas, como ciência, medicina, negócios e finanças.

Cristiane Teles

 

Ser estatístico é enfrentar o desafio de transformar dados brutos em informações valiosas, navegando por um oceano de informações utilizando ferramentas analíticas e modelagem de dados como bússolas para a tomada de decisões estratégicas.

Luis Alvaro Correia

 

Para mim, ser estatístico é poder permear por todas as áreas do conhecimento, transformando dados em informações, auxiliando na tomada de decisão dos mais variados problemas.

Camila Bertini Martins

 

Para mim, ser estatístico é unir seus conhecimentos aos de outros profissionais para compreender melhor o mundo. A diversidade aqui é o que leva a completar lacunas no conhecimento e nos instiga sempre a um novo olhar.

Gizelton Alencar

 

Para mim, ser estatístico é ser aquele profissional qualificado para atuar em todas as áreas e com muitas, brilhantes e ricas oportunidades.

Ines Nishimoto

 

Ser estatístico é observar e descobrir aquilo que não é óbvio mas está implícito nos dados. É poder desvendar o futuro com modelos de previsão e de propensão, criando estratégias vencedoras.

Mauro Alves

Como é ser um estatístico? Saiba o que dizem os conselheiros do CONRE-3