Canto da Estatística oferece espaço para diversão, aprendizado e divulgação da carreira

 

O CONRE-3 (Conselho Regional de Estatística da 3ª Região) marcará presença para falar da profissão durante a Virada Científica, que acontece na USP (Universidade de São Paulo), nos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo). O objetivo do evento é levar conhecimentos de ciência à população de modo lúdico e informal.

Representada pela presidente Dóris Fontes, o CONRE-3 estará no IME-USP com o Canto da Estatística, durante todo o dia 17 de outubro. Ao lado de alunos e professores da graduação em Estatística,  o programa divulga a carreira por meio de brincadeiras que ensinam noções básicas de estatística.

Entre as atrações  devem estar explicações práticas sobre problema de Monty Hall, a tábua de Galton e o passeio aleatório para que os presentes possam entender experimentalmente a probabilidade.

DSC_0036
Dóris Fontes na Tenda Estatística durante SBPC 2015: espaço tomado por pessoas de todas as idades

Programação similar aconteceu durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP, durante os dias 16, 17 e 18 de julho, durante o “Dia da Família na Ciência”. Com uma programação dirigida à interação com a comunidade, foi oferecida a Tenda Estatística. O espaço ficou tomado por pessoas de todas as idades que se aglomeravam para participar das brincadeiras.

A Tenda Estatística é um dos programas realizados pelo CONRE-3 para sanar a lacuna de conhecimento que gera falta de profissionais no mercado na área de estatística. O objetivo é tentar angariar mais alunos para a graduação, que tem fortes embasamentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades.

A Virada Científica da USP promete oferecer mais de 150 ações em 24 horas de programação que acontecem na Cidade Universitária “Armando de Salles de Oliveira”, em São Paulo, e nos campi da Universidade localizados no interior do Estado.

Além da Cidade Universitária, o Centro Universitário Maria Antônia, o Parque CienTec, a Casa de Dona Yayá, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a Faculdade de Medicina (FM) também promoverão atividades.

Uma praça de food trucks será montada especialmente para o evento. Entre as palestras que ocorrem nas Unidades do campus, alguns destaques são abordagens de cientistas da USP sobre temas como obesidade, atividade física, terremotos, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, prevenção e controle do câncer, mídias sociais e violência.

Para saber mais sobre o Canto da Estatística: http://www.viradacientifica.prceu.usp.br/2015/canto-da-estatistica/

Todas as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser consultada pelo site da Virada Científica e na página do evento no Facebook.

CONRE-3 participa da Virada Científica na USP