ufamCom o objetivo de divulgar dados atualmente escassos sobre a violência contra mulheres no interior do Amazonas em linguagem acessível, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) lançou o aplicativo estatístico OVGAM-App.

O app traz um relatório estatístico descritivo e analítico do banco de dados formado a partir da consulta de boletins de ocorrências policiais de delegacias no interior do Amazonas, visitadas entre os anos de 2012 e 2016.

No aplicativo são analisados indicativos como faixa etária da vítima e autor, frequência das ações, raça/etnia, estado civil, escolaridade, entre outras características das mulheres.

Frente à escassez de dados sobre a violência contra mulheres no interior do Estado, o material pretende dimensionar melhor os casos reportados às agências de segurança pública e sua relação com o sistema de justiça, elaborando parâmetros e indicadores que, a curto, médio e longo prazo, favoreçam uma compreensão mais aprofundada do problema em suas nuances regionais.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Observatório da Violência de Gênero no Amazonas, programa de extensão universitária da UFAM, com recursos Pró- Reitoria de Inovação Tecnológica – PROTEX e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM. A coleta de dados foi realizada por bolsistas do programa nas regiões do Alto Solimões e Baixo Amazonas e a análise estatística foi conduzida pelo Prof. Dr. James Dean Oliveira do Santos Júnior (ICE/UFAM). 

Universidade Federal do Amazonas usa dados estatísticos em aplicativo para ajudar no combate à violência contra mulher