De 02 a 06 de maio de 2017 aconteceu a Reunião Regional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em conjunto com a Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento foi realizado no campus da Universidade, em Crato, Ceará.

Os dias 04 e 05 foram reservados para a SBPC Jovem e Mirim, um evento destinado a estudantes do ensino básico e que vai contar com a participação do CONRE-3 na Tenda Estatística.

Durate o evento, a tenda da estatística contou com atividades que envolveram adultos e crianças para uma viagem ao mundo da aleatoriedade e amostragem. O objetivo foi promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e os pesquisadores para despertar interesse pela ciência, tecnologia e inovação.

O nome “O Mundo da Estatística” faz parte de uma campanha mundial para a divulgação e fortalecimento da área, dando continuidade ao bem sucedido ano de eventos em 2013 – Ano Internacional da Estatística. Este projeto faz parte do calendário mundial de atividades em prol da estatística (http://www.worldofstatistics. org/).

O MUNDO DA ESTATÍSTICA

Coordenadora: Doris S M Fontes
Equipe:
– UFC: Prof. Julio Barros e os alunos Áurea Fonseca Lopes Galindo e João Victor Bastos de Freitas; alunos do Bacharelado em Estatística
– UFCA: alunos do Prof. Paulo Renato Alves Firmino (Depto de Engenharia): Jair Paulino de Sales (mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável), Cristiano de Alencar Veloso Júnior (graduando Engenharia Civil), Mateus Nogueira Silva (graduando Engenharia Civil), Gisane Fagundes Rodrigues (grupo de Pesquisa da Engenharia)
– Participação especial: Galba Matos Cardoso de Alencar Junior (estatístico egresso da UFCG, residente em Juazeiro do Norte)

 

As atividades propostas foram:

a)    Um conjunto de atividades interligadas mostram a utilidade da Curva Normal no nosso dia a dia:

TÁBUA DE GALTON: para discutir probabilidade, aleatoriedade e as propriedades úteis de uma curva Normal.
Exemplos de atividades:

  • Pedir para adivinhar para onde as bolinhas correrão e explorar as respostas depois de virar a tábua
  • Antes de discutir a utilização deste tipo de distribuição sugerida pela curva Normal, pedir aos participantes para medirem o comprimento da palma da mão direita e colar pequenos stickers (pontos) numa cartolina preparada (diferenciar gênero e faixa etária pelas cores). Verificar se esse gráfico de pontos tem ou não relação com a curva Normal.
  • Estimular os participantes a pensarem para que serviria esse tipo de gráfico: otimizar a quantidade de luvas fabricadas pelo tamanho, por exemplo.
    • Utilizar o resultado para discutir o uso da distribuição normal na natureza e no dia a dia na sociedade.
    • Mostrar a relação que existe entre a distribuição observada na tábua e o gráfico de crescimento das crianças, mostrando a utilidade desse tipo de informação.
    • Discutir outros tipos de possíveis distribuições que não se assemelham à Normal. Por exemplo: salário.

b)    PASSEIO ALEATÓRIO: um tabuleiro quadriculado, o participante é estimulado a decidir qual o amigo visitará seguindo caminhos decididos pela jogada de uma moeda: cara vai para a esquerda, coroa para a direita. Em quatro lances e em repetidas jogadas, qual dos cinco amigos receberá mais visitas? O desenho que se forma (gráfico) das contagens das visitas recebidas lembra a “curva normal” da tábua de Galton?

c)    MONTY HALL: Conhecido também como “o jogo das três portas”, o jogo consiste em aleatorizar duas cartas ruins e uma boa, viradas para baixo, e pedir para o participante escolher uma que julga ser a boa. O monitor mostrará onde está uma das cartas ruins e perguntará ao participante se quer trocar de carta, ou se permanece com a escolha inicialmente. A ideia é mostrar que a probabilidade de ganhar, no longo prazo, dobra quando ele troca de carta. Intuitivamente, a maioria não pensa assim, por isso, o jogo torna-se interessante. Há um pôster onde se anotam todas as jogas feitas pelos participantes e seus resultados, e mostramos que o número de sucessos é maior dentre os que trocaram de carta.

d)    AMOSTRAGEM: os participantes são estimulados a verificar a acurácia para estimar o percentual de bolinhas de certa cor, dentro de uma caixa ou saquinho, através de uma amostra de tamanho 10 e 50. A cada simulação, anota-se o resultado, em %, segundo o tamanho da amostra. Comparando os gráficos, discute-se qual a amostra parece ser mais eficiente e por quais motivos.

e)    MEDIDAS: MÉDIA, MEDIANA, MODA E AMPLITUDE: estimular os participantes realizarem contas simples de multiplicação e divisão para o cálculos dessas medidas utilizando cartas comuns de baralhos (somente números de 1 a 7). Com isso, organizar exemplos de vantagens e desvantagens no uso dessas medidas para tomadas de decisão.

f)    DADO HONESTO OU VICIADO? Neste jogo, dois participantes lançam um dado cada um (amarelo ou branco) e anotam a frequência de saída de cada uma das faces. Vence o jogo quem conseguir tirar, por exemplo, 10 vezes uma face qualquer. Aqui, o problema (desconhecido para os participantes) é que um dos dados é viciado tendendo a sair mais vezes a face “6”. Discutir honestidade, distribuição de probabilidade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SBPC JOVEM E MIRIM no link: http://rr.sbpcnet.org.br/cariri/wp-content/uploads/2017/04/programa-SBPCJovem.pdf 

Alguns registros do evento:

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Jair (UFCA) na estação de Passeio Aleatório

 

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Gisane (UFCA) explica as aplicações de uma curva normal

 

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Mateus (UFCA) – estação Tábua de Galton

 

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Primeiro plano, estatístico Galba fala sobre a tábua de Galton, João Victor (UFC) ao fundo na estação Passeio Aleatório

 

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Cristiano (UFCA) mede o palmo da mão direita dos visitantes do estande

 

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Aurea (UFC) fala sobre medidas

 

Prof. Júlio (UFC) explica a atividade de Problema de Monty Hall

 

 

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Mais fotos podem ser vistas aqui.

CONRE-3 marca presença Reunião Regional da SBPC, no Cariri (CE)