Além da Estatística

Profissionais apresentam multitalentos

Eles não medem esforços quando o assunto é zelar pela profissão. Assim são os estatísticos. Mas, além disso, possuem diversos talentos e neles depositam o mesmo amor e dedicação. Conheça um pouco mais sobre eles.

Angela Achcar 

angelBacharel em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Bioestatística/Saúde na Comunidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Como profissional da estatística, é conselheira do CONRE-3 e atua, principalmente, na divulgação da importância da área aos estudantes do Bacharelado em Estatística de São Carlos e representando o CONRE-3 em Colação de Grau dos novos estatísticos.

Por trás desse lado extremamente técnico, Angela é também professora e possui um grupo de Dança do Ventre em São Carlos, interior de SP. Em 2017, ao lado de sua equipe, participou do Mercado Persa, o maior festival de dança árabe do mundo, realizado em São Paulo. A apresentação aconteceu na categoria de danças árabes modernas. “O festival serviu para me desafiar e me motivar, fiquei feliz com a apresentação do meu grupo e todos se divertiram muito. Fico emocionada quando vejo que estou conseguindo passar a paixão que sinto pela dança árabe. Todos voltaram inspirados, animados e querendo voltar melhores no próximo ano”, relatou em seu blog.

 

 

Como surgiu o interesse pela dança do ventre?

Meu interesse pela dança do ventre surgiu quando me mudei para São Paulo para trabalhar como estatística. Sempre morei no interior e foi uma mudança drástica morar sozinha em uma metrópole. A adaptação inicial foi difícil, me sentia sozinha, estava longe da minha família e foi aí que procurei a dança para me ocupar e fazer amigas. Escolhi a dança do ventre por causa da minha descendência libanesa por parte de pai. A dança me ajudou (e ajuda até hoje), pois além de ser uma atividade física excelente, é uma arte muito rica e tem tudo a ver com minhas origens árabes.

Como foi aprendizado? Fale sobre os ensaios, a mudança de sua rotina…

Quando fiz minhas primeiras aulas de dança do ventre, tinha 24 anos e pouca experiência com dança, tinha feito uns seis meses de jazz na adolescência e só. No começo, o aprendizado foi bem difícil, muitas vezes voltava frustrada para casa e tinha vontade de desistir, mas como sou teimosa, treinava os passos em casa até saírem. Quando comecei a fazer aula era só diversão, mas quando comecei a dançar profissionalmente, a responsabilidade e quantidade de ensaios aumentou consideravelmente. Atualmente, dou aulas de dança do ventre aqui em São Carlos, além de trabalhar na Serasa, então minha rotina é bem puxada. Saio do trabalho e já vou para dança, para dar aula ou para ter aula (atualmente Angela faz aulas de ballet e flamenco), chego todos os dias em casa às 22h. Além disso, leciono aos sábados. Confesso que muitas vezes me sinto bem cansada, pois, além das aulas, tenho que montar coreografia para as alunas, planejar eventos e espetáculos, mas a paixão pela dança e pela estatística faz compensar o cansaço!

Qual a importância dessa atividade paralela em sua vida?

Não consigo mais me imaginar longe da dança. Com a arte posso extravasar e deixar fluir minha criatividade. A combinação é perfeita, pois com a estatística exercito o raciocínio lógico e com a dança exercito a criatividade. E essas atividades tão diferentes me ajudam a evoluir, pois uma influencia a outra de forma positiva.

Como chegou a liderar o Grupo de Dança que participou do Mercado Persa 2017?

A ideia surgiu em conjunto com minhas alunas e aluno (tenho um aluno de dabke, que é uma dança folclórica árabe). O Mercado Persa é um dos maiores festivais de dança árabe do mundo e acontece em São Paulo, uma vez por ano. Os melhores bailarinos do mundo se apresentam neste festival e é uma oportunidade única de conhecer o melhor da dança árabe. Então decidimos nos inscrever na competição. Foi uma experiência única estar no meio dos melhores e aprender com eles.

Para saber mais:

Para assistir à apresentação, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=SjHo-VQzFKo&feature=youtu.be

Clique aqui e acesse o Blog Angel Achcar

 

 

Estatístico, quer falar sobre seu multitalento? Escreva para nós!

camila@conre3.org.br