XIV ENCONTRO ESTATÍSTICO DO CONRE-3

24/11/2018 – Sábado – das 9h00 às 13h00
KANTAR INSIGHTS
Av. Francisco Matarazzo, 1350 – Água Branca, São Paulo

Causalidade e sua Correlação com a Estatística

 

PROGRAMAÇÃO
Das 8h30 às 13h00
   
08h30 – 09h00
Recepção
   
09h00 – 09h15
Abertura – Adriana Silva
Presidente da Comissão de Eventos e Divulgação do CONRE-3, Analytics Director da Kantar Insight's
     
09h15 – 10h00
Palestra 1 – DATA ARE DUMB: paradoxos estatísticos explicados pela causalidade – Júlio Trecenti
Resumo: Desde Pearson, sabemos que correlação não é causalidade. Mas será que devemos parar por aí? Nessa fala, discutiremos sobre paradoxos famosos que dão um nó na nossa cabeça, mostrando que nem tudo pode ser explicado apenas com dados. Mostraremos como o pensamento crítico e o bom senso ainda são essenciais para tomar boas decisões, mesmo na era do Big Data.
Quem é Julio A. Z. Trecenti: Doutorando em Estatística pelo IME-USP. Secretário-geral da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Presidente do CONRE-3a Região. Sócio da Platipus Consultoria. Trabalha com web scraping, consolidação de dados, construção de modelos preditivos, APIs, pacotes em R e dashboards em Shiny. Coordenador e ministrante de diversos cursos sobre R, ciência de dados e jurimetria.

      
10h00 – 10h45
Palestra 2 – Causalidade x previsão: quais as diferenças?
– Guilherme Duarte
Resumo: O que é causalidade? Como ela se difere de predição em contextos de statistical learning? Nesta fala, veremos as principais ideias por trás dos grafos causais , o que significa predizer o resultado de intervenções, e como fundamentar a ideia de causalidade em relação a dados observacionais.
Quem é Guilherme Jardim Duarte: editor de dados, é doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Dedica-se à análise de dados e à Ciência Política. Integrou a primeira iniciativa de Jornalismo de Dados do Brasil, o Estadão Dados. Participou da investigação "Panama Papers", reportagem organizada por um consórcio internacional de jornalistas, que venceu, entre outros prêmios, o Prêmio Pulitzer e o Data Journalism Awards. Também participa de projetos de ciência de dados, e dá cursos de R, modelos preditivos e Jornalismo de Dados. 
      
 

10h45 – 11h15
Coffeebreak
  
11h15 – 12h00

Palestra 3 – Planejamento de Experimentos Ágeis: a contemporização da causalidade
– Nathália Demetrio

Resumo: Hipótese, planejamento, mensuração … e a desejada causalidade. Enquanto na 'arte de torturar os dados' a estatística tem uma vasta cartilha de abordagens, o caminho para conclusões causais é restrito e custoso. Qualquer variação não mapeada e as deduções de causa e efeito são inviabilizadas. Mas, e quando as mudanças são parte do evento estudado? Ou a administração dos estímulos está além do nosso controle? O que fazer? Neste bate-papo iremos contextualizar tais cenários, tendo o paradigma das metodologias ágeis tanto como amplificador do problema quanto como fonte de solução.
Quem é Nathália Demetrio: Graduada em estatística pela UFPE e mestre pela USP. É consultora de marketing da VIVO, Conselheira do CONRE-3 e colaboradora da MasterTech, tendo também experiência nas áreas de saúde e pesquisa. Com foco em projetos não estruturados, trabalha com o levantamento, visualização e mineração de dados, sempre com foco em insights de negócio acionáveis. É entusiasta da disseminação da estatística, acreditando na interdiciplinariedade, comunicação adequada ao público, debates e programação em R como ferramentas para tal.
   
      

12h00 – 12h45
Debate sobre Causalidade e Correlação
   
12h45 – 13h00
Encerramento – sorteio de brindes
     

 

 

 

 

INSCRIÇÕES: R$ 30,00 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI – temos pouquíssimas vagas restantes

MAIS INFORMAÇÕES – info@conre3.org.br

 

XIV ENCONTRO ESTATÍSTICO