apresentacao_enesteEntre os dias 15 e 18 de novembro aconteceu, em Fortaleza, Ceará, o XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Estatística – ENESTE CEARÁ. Com o tema: “Ordem no caos: solucionando os desafios da Estatística”, o evento foi inspirado no Capítulo 08 do livro “O andar do bêbado”, já que, atualmente, os profissionais, em meio ao caos, organizam grandes volumes de informações e as transformam em conhecimentos úteis em diversas áreas.

A programação contou com palestras ministradas pelos professores da Universidade Federal do Ceará – UFC Gualberto Ágames e Gustavo Pinho, além do estudante do Programa de Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos da UFC, Fábio Araújo, e da Estaticista Gabriela Machado.

almoco_enesteHouve, ainda, apresentações de trabalhos divididos em sessão oral e sessão pôster, com premiação para os melhores. Uma gincana com jogos voltados para estatística (desde perguntas e respostas até maratonas) completou o momento de interação entre os estudantes.

Estiveram presentes estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“O evento foi incrível, tivemos total apoio da comissão. Foi uma ótima oportunidade de fazer amigos de profissão e de estudos. Adquirimos novas experiências profissionais para agregar ao nosso mundo estatístico, diversas experiências que só vêm a acrescentar, métodos distintos para lidar com situações distintas no trabalho”, conta o estudante da UFPB de João Pessoa, PB, Manuel Júnior.

gincana_enestePara o aluno Rodrigo, UFBA, o evento proporcionou diversas experiências. “Agregou bastante tanto em aspectos acadêmicos quanto pessoais. Consegui adquirir o máximo de experiência possível. Amei a recepção dos organizadores, assim como toda a programação”, comenta.

 “O evento superou minhas expectativas. Foi uma oportunidade incrível para estudantes de graduação, como também formados poderem interagir, trocar ideias e, claro, ter muita diversão. Foram três dias inesquecíveis. Ter por perto pessoas de diferentes estados que buscam o mesmo sonho e objetivos com a estatística só tem a contribuir para essa caminhada. Valeu a pena demais, foi meu primeiro ENESTE e não irei perder nenhum”, conta o aluno da UFBA Emerson Pimenta.

O ENESTE 2018, que contou com o apoio do CONRE-3, reúne, anualmente, estudantes do curso de Estatística para a troca de experiências e discussões sobre a área aencerramento_enestecadêmica e o mercado de trabalho. É, também, um rico espaço para interação entre os presentes, desde 1986. A próxima edição ocorrerá em João Pessoa, Paraíba.

Pedro Augusto, estudante da UEPB também relata essa experiência positiva. “A oportunidade proporcionou uma troca de conhecimento e de confraternização com diversos colegas de curso de todo o Brasil. Acho que agregou novas informações e ideias sobre diversas áreas do curso, bem como uma experiência com as palestras apresentadas. Sobre os trabalhos, aprendi conceitos e novos temas de áreas que nunca imaginei que poderia aplicar estatística”, diz.

 

“Ordem no Caos” é tema do ENESTE 2018