Trabalho que aplicou estímulos elétricos no cérebro para auxiliar vítimas de derrame recebeu reconhecimento durante conferência em Salvador, Bahia

1280px-Webysther_20170627_-_Logo_ICMC-USP.svgO trabalho intitulado "Modeling high-dimensional time series from large scale brain networks", de autoria do doutorando Diego Carvalho do Nascimento, recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado na 1st Conference on Statistics and Data Science, realizada entre os dias 12 e 14 de novembro de 2018 na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, com patrocínio da International Association for Statistical Computing (IASC).

O estudo é orientado pelos docentes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) e pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) Francisco Louzada e Osvaldo Anacleto Junior junto ao Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística USP-UFSCar.

A tese aborda a modelagem da dinâmica da conectividade do cérebro, bem como visa a estimar a representação da problemática complexa de uma forma simples para os neurocientistas.

Segundo Nascimento, o trabalho buscou representar, de forma gráfica, as respostas do cérebro aos estímulos elétricos aplicados a diferentes áreas. Os resultados, embora ainda estejam sendo analisados, são animadores.

Como exemplo, ele cita o caso de uma pessoa que, ao ter um derrame, perde a habilidade de levantar a mão. O estímulo elétrico auxiliaria o cérebro em seu rearranjo de atividades e em reaprender essa função, fazendo com que a pessoa recupere o movimento.

Nascimento explica que estudos sobre choques elétricos como estímulo cerebral existem desde a década de 80, mas poucos deles costumam apresentar resultados positivos. Além disso, é necessário que os pesquisadores estejam atentos à segurança da aplicação da técnica. O trabalho do ICMC é inovador justamente por ter comprovado tanto a segurança do procedimento quanto por ter obtido resultados positivos com os pacientes. As informações são do Jornal da USP

Estatística auxilia em estudo premiado na área de saúde