Nos dias 05 e 06 de junho acontece o SAS Forum Brazil, em São Paulo. Durante dois dias será possível descobrir como o mercado tem usado analytics e inteligência artificial nos negócios. Será apresentado como a fusão entre dados e análises pode atuar de maneira salvar vidas ou mesmo manter bancos livres de fraudes.

O CONRE-3 esteve presente no primeiro dia com palestras de Julio Tracenti, e Adriana Silva, respectivamente presidente e vice-presidente da instituição.

A participação de Adriana Silva aconteceu acerca do tema “Como o pensamento analítico transforma o mundo?” De maneira bem-humorada, Adriana alertou sobre a quantidade de cientistas de dados no mercado com pouco conhecimento sobre técnicas estatísticas e necessidade do negócio.

“Transformar o mundo através do pensar analítico é trabalhar em equipe. Ninguém vai fazer nada na ciência de dados sozinho”, alerta.

Adriana cita sete tópicos para quem deseja estar entre os melhores profissionais. São eles: definição do problema do negócio, aquisição dos dados, preparação dos dados, análise exploratória dos dados, modelagem, visualização e comunicação, deplay e manutenção. E o sucesso de todos esses itens depende de profundo conhecimento técnico e capacidade de interação com outras áreas.

Trecenti participou da apresentação com o tema “Abrace o Open Source”, ao lado de Monica Tyszler, Diretora de Serviços para América Latina, SAS e  Lucas de Paula, Customer Advisory, SAS. Na ocasião, o presidente falou sobre sua experiência com a ferramenta open source R, na Curso-R, empresa criada por Trecenti e outros ex-alunos do IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo). Na página há ilustrações bem-humoradas de como a estatística ajuda a entender, por exemplo, a popularidade do canal “Porta dos Fundos” e até as expressões faciais de Aécio Neves.

Para saber mais: https://www.sas.com/pt_br/events/2019/sas-forum.html#

Membros do CONRE-3 participam do SAS Forum Brazil 2019