No dia 07 de julho, Doris Fontes, Presidente do CONRE-3 e Adriana Silva, conselheira do CONRE-3, compartilharam suas experiências profissionais em uma sequência de apresentações especiais. A programação abordou o uso de algoritmos na área de tecnologia que podem gerar resultados preconceituosos e a importância do trabalho do Estatístico com os dados para gerar informações de valor para a sociedade.

As discussões surgiram a partir das aulas do curso “Entendendo Estatística Divertidamente”, ministradas pela Jedi em Analytics Adriana Silva, promovido de maneira voluntária para Pyladies São Paulo, comunidade mundial trazida ao Brasil, que busca aproximar mulheres da tecnologia, programação em python e técnicas de informática.

Conhecida por suas aulas que oferecem exemplos práticos regados a muita diversão, Adriana manteve sua maneira de ensinar com as Pyladies São Paulo. A meta do curso é eliminar o medo dos cálculos, números e letras gregas. E foi por perderem o medo e se divertirem durante os encontros que as integrantes levantaram as discussões.

E assim, além da programação normal do curso, Adriana falou sobre Estatística Multivariada e a importância do trabalho do cientista de dados nas fases de coleta, trabalho e interpretação dos dados.

Na sequência, Doris Fontes abordou a profissão de Estatístico e a importância desse profissional para analisar os dados de maneira coerente. O mercado possui grande demanda, mas o alto número de evasões causa problemas para sociedade, pois faltam profissionais capacitados. São formados cerca de 500 profissionais por ano no Brasil. Também falou sobre história e preconceito ao citar nomes importantes da área, como Ronald Fisher, Francis Galton, Karl Pearson e seus estudos sobre Estatística, biologia evolutiva e eugenia.

Imagem: https://carlavieira.dev/

Ao final, foi a vez da engenheira de software Carla Vieira, mestranda pela USP e membro da comunidade PerifaCode, rede de apoio que desenvolve iniciativas para levar a vivência em programação ao mundo periférico.

Com o tema: A caixa preta da Inteligência Artificial, Carla discursou acerca de interpretabilidade, justiça e representatividade. Apresentou um panorama atual de legislação e das decisões tomadas com base na tecnologia e seus impactos negativos para as pessoas.

Debates em torno de assuntos como reconhecimento facial e pedidos de empréstimos e seus algoritmos sem visão crítica, colocados em caixa preta sem acesso e conhecimento de como esses dados são analisados estavam em pauta. Quem esteve presente vivenciou momentos de reflexão, conhecimento e troca de experiências.

E se bateu a curiosidade para saber sobre esse curso, ele é oferecido pela ASN.Rocks, empresa da Professora Adriana Silva com foco em ensino e consultoria. A programação conta com explicações sobre conceitos, aplicações estatísticas e como tirar proveito dos dados. Termos como mediana, variância, desvio padrão, distribuição de probabilidade, teste de hipótese, p-valor e nível de significância são esclarecidos com muita aplicação prática e diversão.  Além do conhecimento, as risadas são garantidas.

Vale lembrar que o CONRE-3 possui convênio com a ASN.Rocks. Com a parceria, Estatísticos regularmente registrados no CONRE-3 têm 10% de desconto nos cursos on-line. Empresas regularmente registradas no CONRE-3 podem indicar UM colaborador não registrado para fazer o curso com 10% de desconto. Os estatísticos e empresas dos demais CONREs também podem obter os 10%, mas devem comprovar, para o CONRE-3, a sua regularidade regional. Mais informações:https://www.conre3.org.br/portal/parceria-asn-rocks/

Para saber mais:

ASN.Rocks: https://asn.rocks/cursos/

Carla Vieira: https://carlavieira.dev/

PerifaCode: https://perifacode.com/

 

Turma durante as aulas

Doris Fontes e Adriana Silva falam sobre a profissão e atuação do Estatístico em aula especial