A comunidade Estatística lamenta pelo falecimento da Professora Drª Daniele Cristina Tita Granzotto, docente do Departamento de Estatística (DES), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A notícia foi publicada no dia 06 de abril, pelo Departamento de Estatística, que destacou o cuidado da docente para chefiar e cuidar das atividades profissionais.

Nesta posição, segundo a nota, “lutou bravamente, como uma mãe, para cuidar e conduzir alunos, técnicos, bolsistas e professores, especialmente neste momento delicado de pandemia. Contudo, o dever é de enfrentamento e superação, características intrínsecas dela e um dos legados deixados por ela. O DES ora por uma iluminada passagem para Daniele e destaca que ela viverá eternamente na memória do DES e através do seu importante legado”.

Daniele possuía graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, mestrado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo e Universidade Federal de São Carlos, através do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEst), com estágio sanduíche pela Universidade de Bath, na cidade de Bath, Inglaterra.

Estava envolvida em um importante projeto entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Secretaria de Saúde (Sesa), por meio da 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, para facilitar a atualização e acesso aos dados de transmissão das doenças causadas por arbovírus (dengue, zika vírus e chicungunha) em todo o Estado. Trata-se da criação de uma plataforma, com previsão de lançamento em maio de 2021, para oferecer uma visão em tempo real de dados importantes para a tomada de decisões dos secretários e equipes de saúde dos municípios.

Uma plataforma semelhante havia sido desenvolvida pelo Departamento de Estatística (DES) da UEM para o acompanhamento dos casos da Covid-19, que por diversas vezes serviu de auxílio na tomada de decisões dos gestores na área da saúde nos municípios da região.

Luto: Prof.ª Daniele Cristina Tita Granzotto