As informações são do Projeto CovidLP, do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (Icex). da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O grupo, formado por professores e alunos de Estatística, desenvolveu um aplicativo capaz de fornecer previsões diárias do número de casos confirmados e de óbitos para todos os estados brasileiros e alguns países, a curto e longo prazos, sobre a pandemia de Covid-19.

Toda essa experiência é contada no livro Building a platform for data-driven pandemic prediction: from data modelling to visualization – The CovidLP Project.

O aplicativo faz as previsões por meio de modelos estatísticos que já existiam e foram adaptados pelos pesquisadores, contemplando múltiplas ondas da crise sanitária e levando em conta a sazonalidade, como os fins de semana, por exemplo.

O livro destrincha o projeto, mostrando quais ferramentas computacionais são necessárias para a construção de sistemas parecidos. Mostra como usuários mais avançados podem adaptar o aplicativo para análises de dados de seus interesses.

O lançamento acontece no dia 08 de outubro e poderá ser acompanhado pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), no YouTube, a partir das 14h.

O desenvolvimento do projeto contou com apoio do Ministério da Educação (MEC), que possibilitou a aquisição de equipamentos e a concessão de duas bolsas de pós-doutorado para participantes do estudo. Ao longo dos quase dois anos de pandemia, o projeto teve a participação de quatro professores, três pesquisadores com pós-doutorado e cerca de 15 alunos. Os 22 pesquisadores são os autores dos 17 capítulos do livro.

O livro foi publicado pela Chapman & Hall/CRC. Outras informações estão disponíveis no website da editora.

Para saber mais sobre o projeto: http://est.ufmg.br/covidlp/home/pt/ 

Livro mostra como grupo da Estatística da UFMG criou aplicativo de previsões para a pandemia