As informações são importantes. Falam, por exemplo, sobre dados da pandemia ao redor do mundo. Mas também são divertidas. Já parou para pensar em alguns dados estatísticos sobre as comemorações do Halloween nos Estados Unidos? Cerca de dez bilhões de dólares são gastos em itens como fantasias, doces e decorações.

E quando o assunto é saúde bucal brasileira? Segundo o grupo, 8,9% da população com 18 anos ou mais já perderam totalmente seus dentes, o que representa mais de 14 milhões de pessoas.

E a taxa de desocupação do 2° trimestre de 2021, um dos indicadores da situação econômica no país divulgada pelo IBGE? Saber mais sobre como está se comportando essa e outras estatísticas de trabalho é importante para saber como sair dessa crise, que tem acentuado a desigualdade no Brasil.

De maneira leve, com imagens e gráficos fáceis de entender, o canal ajuda a decifrar os dados estatísticos divulgados na TV e nos meios de comunicação. É o canal do Instagram do Rio em Dados. Por trás desta rede está um grupo formado por alunos e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e da ENCE (Escola Nacional de Ciências Estatísticas), que tem como objetivo analisar e divulgar dados de interesse público. Além disto, tem como propósito a divulgação científica e da Estatística, assim como suas aplicações.

“A ideia de formar o grupo surgiu ainda no início do distanciamento social pela necessidade de divulgar dados sobre a pandemia. Alguns alunos da ENCE e da UFRJ levantaram a questão para professores de que uma população não tão inserida na comunidade estatística poderia não compreender facilmente as informações expostas nos meios de comunicação. Com a proposta de divulgar informações sobre a pandemia e estatística de forma geral usando uma linguagem mais facilitadora, o Rio em Dados surgiu em junho de 2020 como um projeto de alunos e professores da ENCE e da UFRJ. Em outubro de 2020 criamos o Instagram @rioemdados com o objetivo inicial de divulgar o trabalho que estava sendo desenvolvido em um blog. Hoje em dia, seguimos somente com o Instagram, que combinou mais com nossa proposta de atingir pessoas de fora do meio acadêmico e estatístico”, explica a Professora da ENCE Larissa Carvalho Alves, uma das integrantes do projeto.

E a proposta teve adesão. O perfil no Instagram chama-se Rio em Dados, mas a proposta se tornou sucesso e o grupo percebeu a oportunidade e importância para falar das mais variadas aplicações, dos conceitos e de curiosidades da estatística a todo o país e com assuntos variados. No início, o Rio em Dados contava com a colaboração de oito alunos e quatro professores. Hoje, a equipe é formada por 20 alunos e cinco professores.

Para a docente, o trabalho da equipe tem ajudado a desmistificar alguns conceitos sobre a Estatística e torná-la mais conhecida.

“Nós nos esforçamos para fazer posts ricos em informação, mas com uma explicação clara, simples e descontraída. Certamente, o conteúdo de estatística conversa mais com quem já entende do tema, mas procuramos sempre deixar nossos posts acessíveis para interessados que não têm tanta experiência com a estatística. Ficamos felizes quando recebemos mensagens de pessoas de outras áreas elogiando alguma postagem ou ao perfil do Rio em Dados de forma geral! Isso nos faz acreditar que estamos caminhando na direção certa!”, revela.

Atualmente, o Rio em Dados é dividido em três grupos que se encaixam em temáticas distintas. São eles: Estatística na Sociedade, ABC da Estatística e Curiosidades da Estatística. Cada grupo produz dois posts por semana para o Instagram. A Professora Larissa explica que a rotina de trabalho é definida internamente pelos grupos, formados por alunos e pelo menos um professor, que se reúnem uma vez por semana.

Cada grupo tem a liberdade criativa de definir quais temas serão abordados, geralmente debatidos entre os integrantes nas reuniões semanais.

Quer sugerir um tema?

Temas são sempre muito bem-vindos. A caixa de mensagens no Instagram do Rio em Dados está sempre aberta a sugestões, dúvidas e comentários. Os seguidores podem enviar suas sugestões também através do e-mail rioemdadoscovid@gmail.com.

Para conhecer o grupo: https://www.instagram.com/rioemdados/

Descomplica! Grupo Rio em Dados apresenta estatística de forma objetiva e divertida