As crianças, em todo o país, devem ter acesso, desde o 1º ano do ensino fundamental, a conteúdos de matemática, estatística e probabilidade. É o que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento é referência para o que deve ser ensinado em todas as escolas do país – públicas e privadas.

A exigência trouxe um desafio: como ensinar um conteúdo que não era solicitado anteriormente? Neste sentido, o GEDIM/STATISTIC aposta no desenvolvimento de projetos de formação continuada com foco na educação estatística. O grupo é o primeiro  de Educação Estatística da Amazônia Brasileira. Fundado no ano de 2019, está inserido no Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará – GEDIM/IEMCI/UFPA.

“Muitos professores não se sentem seguros ao lecionarem esse assunto para os anos iniciais, por não terem visto em sua formação”, explica a Professora Vera Debora Maciel Vilhena, graduada em Estatística e membro do GEDIM/STATISTIC.

A docente vê pontos positivos na inserção dos conteúdos de estatística e probabilidade. Para ela, mudança promoveu avanço na Educação Estatística, porque a partir dele alguns grupos de Educação Estatística surgiram com objetivo de estudarem sobre o assunto.

E o GEDIM/STATISTIC segue entre essas propostas. Para auxiliar os docentes, desde 2019, o grupo auxilia docentes e alunos de graduação. “Por conta da minha pesquisa do projeto de mestrado, atuamos junto aos futuros docentes em formação, que estavam cursando a graduação, auxiliando o professor titular da turma na mediação do desenvolvimento do módulo de estatística, bem como realizamos oficina em uma escola pública estadual para aplicação prática desse conhecimento de estatística junto aos alunos dos anos iniciais. Estamos nos planejando para desenvolvermos projeto de formação continuada com foco na educação estatística a ser ofertada para escolas da rede pública que tenham interesse na temática”, revela.

Os estudos do grupo  estão concentrados em duas linhas de pesquisas: Didática da Matemática e Percepção Matemática, Raciocínios, Saberes e Valores. Tem difundido seus trabalhos em pesquisas em nível de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.

O grupo está aberto a todos que tenham interesse no estudo da educação estatística e queiram contribuir para o seu desenvolvimento. Antes da pandemia os encontros aconteciam uma vez por semana, de forma presencial. Já dentro do cenário pandêmico, foram priorizados os ciclos de palestras com nomes que são referências na educação estatística e/ou que desenvolvam atividades relacionadas à área da Ciência Estatística. Estes encontros, que reúnem importantes informações, estão disponíveis no canal do grupo no Youtube. Para 2022, a previsão é retomar os encontros presenciais.

 

Para saber mais

Site: https://gedimestatistic.wixsite.com/my-site

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCeNWJxgov26vagOHVR2D3ig

e-mail: gedimestatistic@gmail.com

 

O CONRE-3 também mantém uma página direcionada à Educação Estatística, com materiais e notícias para docentes e interessados.  Para conhecer: https://www.conre3.org.br/portal/educacao_estatistica/ 

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