sinape conre

Mesa redonda e Tenda Estatística promoveram conhecimento e discussão

Entre os dias 23 e 28 de setembro aconteceu a 23ª edição do Sinape – Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.

Com o tema "Estatística e Probabilidade: fronteira do conhecimento e inovação", o evento ofereceu uma série de atividades, entre elas sessões temáticas, minicursos, mesas redondas e oficinas. O objetivo foi atuar na difusão dos avanços da Estatística nas diversas áreas do conhecimento.

No dia 26, representado pelo Presidente, Julio Trecenti, e pela Vice-presidente, Dóris Fontes, o Conselho Regional de Estatística – CONRE-3 abordou o tema: “O Estatístico no Mercado de Big Data” em uma mesa redonda. Também participaram os professores Paulo Canas Rodrigues, da UFBA, e Francisco Louzada Neto, do ICMC/USP.

Durante a apresentação Julio Trecenti falou sobre a crescente demanda do mercado para big data e deep learning.  Ressaltou os problemas decorrentes desta procura, como exemplo, os erros cometidos por muitos profissionais pouco preparados e a escassez de estatísticos para suprir as necessidades.

“A estatística muda com o mundo e nós somos os líderes da ciência de dados. Precisamos nos posicionar se quisermos acompanhar as tendências”, disse ao destacar a continuidade dos estudos e a importância do profissional nesta realidade. Em seguida, falou sobre a atuação do CONRE-3.

Na sequência, os professores Paulo Canas Rodrigues, da UFBA, e Francisco Louzada Neto, do ICMC/USP, apresentaram as atividades realizadas na graduação que têm preparado os futuros estatísticos.

Houve espaço para perguntas em uma rica troca de experiências que chegou a ultrapassar o tempo programado.

“A apresentação deixou um saldo positivo. Foi interessante saber que as formas de comunicação e transmissão de conceitos entre os cursos estão organizadas de maneira coesa e todos estão dispostos a participar deste novo cenário”, completa Trecenti.

Além da mesa redonda, entre os dias 24 e 28, a equipe do CONRE-3 organizou a Tenda “O Mundo da Estatística”, que ofereceu dicas de atividades para explorar o ensino da estatística em sala de aula. A equipe foi formada por Ricardo Rodrigues, da área administrativa, Dóris Fontes, vice-presidente e a conselheira Ines Nishimoto.

“O evento teve um bom resultado. Os participantes, com suas perguntas pertinentes, enriqueceram os debates. Além disso, puderam ter contato com as novas tendências e conheceram outras fontes de conhecimento possíveis além da universidade”, explica Dóris Fontes.

Organizado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE), o Sinape é a principal reunião científica da comunidade estatística brasileira.

O evento reúne cerca de 500 participantes ao longo de cinco dias de intensas atividades. Neste ano, foi realizado no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro/SP.

 

APRESENTAÇÕES

Julio Trecenti – jtrecenti.github.io/slides/amostra/

Prof. Paulo Canas Rodrigues – RodriguesPC_SINAPE – Mesa redonda

Prof. Francisco Louzada – Ciencia Dados-SINAPE2018-V02-Div

“A estatística muda com o mundo”, destaca o Presidente do CONRE-3 ao falar sobre as tendências da profissão no Sinape 2018