Dóris Fontes, Presidente do CONRE-3, durante evento
Dóris Fontes, Presidente do CONRE-3, durante evento

O CONRE-3 garantiu a união entre diversão, aprendizado e conhecimento durante a Virada Científica, que aconteceu na USP, nos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo).

Representada pela presidente Dóris Fontes, o CONRE-3 auxiliou na promoção do Canto da Estatística, durante todo o dia 17 de outubro. Ao lado das professoras Lisbeth Cordani e Regina Albanese, além de alunos da graduação em Estatística, o programa divulgou a carreira por meio de brincadeiras que ensinam noções básicas de estatística.

Explicações práticas sobre problema de Monty Hall, a tábua de Galton e o passeio aleatório explicaram experimentalmente a probabilidade. Visitantes e alunos da USP de outros cursos participaram das brincadeiras.

“Eventos como esses esclarecem dúvidas, apresentam possibilidades e podem fazer a diferença na escolha profissional”, conta Mariana Pires Figueiredo. Aluna do último ano de Química da própria USP, migrou do curso de Engenharia Química por não ter suas expectativas atendidas.

Foi então, uma oportunidade também para as crianças.

Rodrigo, João e Pedro durante as atividades
Rodrigo, João e Pedro durante as atividades

“Conhecíamos matemática, mas nunca tínhamos ouvido falar de Estatística. Foi diferente, mas super interessante”, contam animados Rodrigo, de oito anos, João e Pedro, de 10 anos.

Atuar na divulgação da Estatística é um dos objetivos do CONRE-3, já que o desconhecimento existe entre os próprios alunos da instituição que oferece o curso.

“Sabia da importância da atuação da estatística em minha área, mas só conheci detalhes sobre o trabalho dos profissionais depois que entrei na USP”, conta a aluna de Geografia Ivone Paz de Medeiros.

O mesmo aconteceu com os alunos de Sistemas de Informação Lucas Alonso e Candy Valéria, que não conheciam a carreira e nem sabiam que existia um bacharelado em Estatística.

A Virada Científica ofereceu mais de 150 ações em 24 horas de programação que aconteceram na Cidade Universitária, em São Paulo, e nos campi da Universidade localizados no interior do Estado.

Além da Cidade Universitária, o Centro Universitário Maria Antônia, o Parque CienTec, a Casa de Dona Yayá, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a Faculdade de Medicina (FM) também promoveram atividades.

Professoras Lisbeth Cordani, Regina Albanese e Dóris Fontes, Presidente do CONRE-3
Professoras Lisbeth Cordani, Regina Albanese e Dóris Fontes, Presidente do CONRE-3

O Canto da Estatística é um dos programas realizados pelo CONRE-3 para sanar a lacuna de conhecimento que gera falta de profissionais no mercado na área de estatística. O intuito é tentar angariar mais alunos para a graduação, que tem fortes embasamentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades.

Canto da Estatística promove conhecimento na Virada Científica