Para especialista, cursos de graduação em estatística precisam incluir formação empreendedora em suas matrizes curriculares

Com o objetivo de atuar na difusão dos avanços e da importância da estatística nas diversas áreas do conhecimento, será realizada mais uma edição do Congresso de Estatística – CONE 2018. O evento acontece no dia 09 de junho, em São Paulo. Entre os temas discutidos estará o empreendedorismo. Para falar sobre o assunto, o CONE 2018 receberá o Professor Alonso Soler, sócio administrador da J2DA Treinamento e Consultoria e sócio-diretor na Schédio Engenharia Consultiva.

Com o tema: “Estatística e empreendedorismo”, Soler estará entre os convidados que abordarão a pequena proporção de estatísticos que possuem suas próprias empresas, mesmo com um grande leque de oportunidades. Para o especialista, é preciso falar sobre esta possibilidade ainda na graduação.

soler“Os cursos não estão dirigidos à formação de empreendedores. Em agravo a isso, os professores acostumaram-se a ministrar com maestria o conteúdo teórico e conceitual da estatística e existem poucos professores empenhados na instrução de aplicações práticas – poucas disciplinas ocupadas com laboratórios de aplicação. Quase não há disciplina explorando as potencialidades de inovação decorrentes do bom uso da estatística nas diversas áreas, ainda que isso esteja claro para o mercado”, conta.

O resultado disso, segundo Soler, permite a outras áreas que estimulam o empreendedorismo ocuparem a vaga do estatístico. Para ele, as escolas de estatística precisam rever seus projetos pedagógicos para acompanhar esta tendência.

“Hoje, a estatística está sendo (mal) absorvida por empreendedores de todas as demais áreas do conhecimento: Marqueteiros, Administradores, pessoal de TI, Engenheiros etc. Curiosamente, apenas os Estatísticos parecem estar de fora dessa ‘onda’, buscando emprego em grandes bancos e grandes empresas. Os cursos colhem o aluno que plantam. Formam bons egressos que se transformam em bons profissionais. A crítica reside na falta de opção à formação de profissionais que desejam empreender”, explica. 

As empresas startups, que também estarão entre os temas discutidos no evento, podem ser boas opções para os profissionais.

 

Sobre o evento – Entre os demais temas selecionados estão aprendizado estatístico, Dados abertos e educação no ensino superior. Estarão reunidos diretores e gerentes das empresas do segmento, pesquisadores, técnicos, consultores, professores, estudantes e demais interessados. O encontro promete ser um espaço para integração e fonte de conhecimento para estatísticos e todos os profissionais ligados ao tema, que utilizam modelos estatísticos em suas áreas de atuação. Em 2018, o evento será realizado no Auditório do CRECI-SP, a partir das 7h30. O Cone 2018 é organizado pela Brasil Produções em parceria institucional com o CONRE-3. As inscrições estão abertas. Para saber mais https://www.cone2018.com.br/

Sobre Alonso Soler – Possui graduação em Estatística pela Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Doutor e Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é sócio administrador da J2DA Treinamento e Consultoria. Atendeu clientes como Braskem, Aché Laboratórios e Camargo Correa. Também é sócio-diretor na Schédio Engenharia Consultiva e docente na Saint Paul Escola de Negócios, Insper e FIA.

Sobre a estatística – A Estatística foi considerada a melhor carreira de 2017, segundo ranking anual do CareerCast.com, site norte-americano especializado em empregos, com salário médio anual de US$ 80,110. Em 2016, ficou em segundo lugar. No Brasil não é diferente. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2013, entre 48 carreiras de nível superior, a estatística é a que apresenta a segunda melhor remuneração média no país, só perde para os médicos. Foi chamada de Profissão “Sexy” pela Revista Harvard Business Review e tem mais vagas de emprego do que profissionais formados. Foi regulamentada no Brasil pela Lei Federal Nº 4.739 de 1965.

Sobre o CONRE-3 – Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (CONRE-3), com sede no município de São Paulo, abrange os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Foi constituído pelo Conselho Federal de Estatística (CONFE), em 1968. O órgão, entre suas atribuições, é responsável por zelar pelos interesses da profissão, além de fiscalizar e zelar pela ética profissional.

Serviço: Congresso de Estatística – Cone 2018
Data: 09 de junho de 2018 
Local: Auditório do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo – CRECI-SP
Endereço: Rua Pamplona, 1200 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Horário: 7h30 às 17h30
Informações pelo telefone: (31) 4112.2067, (31) 99251.7457

Site do evento: www.cone2018.com.br

 

Informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

Camila Soares

(11) 3361-8590

camila@conre3.org.br

www.conre3.org.br

 

Como empreender em Estatística será tema do Congresso de Estatística, que acontece em junho de 2018, em São Paulo