Espaço para diversão, aprendizado e divulgação da carreira será oferecido nos dias 23 e 24 de outubro, na IX Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece juntamente com a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017), realizada na UFMT, em Cuiabá

logoDiversas atividades farão parte da programação da IX Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), que acontece juntamente com a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017). Com o tema: “A Matemática está em tudo”, o objetivo é fomentar nas unidades escolares da rede pública e privada, de todo o país, a pesquisa científica como condição para explicar os fenômenos de forma lógica, coerente e consistente, por meio de métodos de observação e experimentação.

Os Departamentos de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participarão do evento. Entre as apresentações, pessoas de todas as idades poderão contar com a Tenda “O Mundo da Estatística”. Representada pela Presidente Dóris Fontes, o CONRE-3 (Conselho Regional de Estatística da 3ª região), a convite do Departamento de Estatística, auxiliará na divulgação da carreira por meio de brincadeiras e curiosidades que ensinam noções básicas de estatística. A equipe também estará composta por professores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

As atividades acontecem no dia 24 de outubro, das 14h às 16h30, na sala de oficinas 1 da Arena Pantanal, além da palestra “Descobrindo a Estatística”, às 14h, no auditório da Arena Pantanal (2º andar), em Cuiabá, ministrada por Dóris Fontes.

A programação na Tenda “O Mundo da Estatística” promoverá orientações sobre a tábua de Galton e o passeio aleatório para que os presentes possam entender como funcionam as probabilidades. Por meio do registro da medida da palma da mão será possível entender a distribuição normal, ou gaussiana, e compará-la com os experimentos da tábua de Galton e passeio aleatório.

A Tenda também vai oferecer explicações práticas sobre o problema de Monty Hall em um jogo de cartas ao mostrar que as possibilidades de acerto aumentam quando o participante muda de opinião depois de uma dica da equipe.

Na última edição do evento, que teve o tema “Ciência alimentando o Brasil”, cerca de 20 mil participantes estiveram presentes. A expectativa para este ano é que este número seja ainda maior.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Em 2016, mais de 2 mil instituições cadastraram 92 mil atividades em 1.055 municípios de todos os estados. Todas as atividades são gratuitas ao público, sem qualquer cobrança de taxa ou ingresso.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a pessoas a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 14ª SNCT vai de 23 a 29 de outubro de 2017.

PARA MAIS INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA: http://www.mt.gov.br/-/8284663-secitec-realiza-14-semana-nacional-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao

CONRE-3 marca presença com atividades gratuitas para adultos e crianças na Tenda “O Mundo da Estatística”, em Mato Grosso