No dia 27 de junho, quinta, feira, o Conselho Regional de Estatística da 3ª região (CONRE-3) vai promover a “Desconferência em ciência de dados” com três rodas paralelas de debate aberto em temas relativos a Ciências de Dados.

O objetivo não é uma noite de palestras, mas, sim, fóruns descontraídos, com foco em resultados, para troca de ideias, networking, aprendizado, conversação, demonstração e interação entre os presentes.

Adriana Silva, Vice-Presidente do CONRE-3, Bianca Ximenes, doutoranda na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com uma tese sobre ética em IA, Carlos Eduardo Neves e Rafael Arevalo, Maker na iDEXO, serão os responsáveis por mediar e facilitar as discussões de cada mesa.

As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas para membros do CONRE-3. Demais casos: R$ 30,00.

O encontro acontece a partir das 19h, na sede do CONRE-3.

Link para as inscrições: https://www.sympla.com.br/desconferencia-em-ciencia-de-dado…

 

Programação

Roda 1) Como traduzir um dilema em solução e como mensurar essa solução
Viabilizadora: Adriana Silva
Resumo: A ideia dessa troca de ideias é discutirmos sobre como traduzir um dilema em dados, discutir possíveis soluções e quais meios podem ser utilizados para monetizar, calcular o seu retorno.
 
 
Roda 2) Desenvolvendo sistemas inteligentes de forma responsável
Viabilizadora: Bianca Ximenes
Resumo: Essa roda propõe discutir problemas comuns de sistemas inteligentes para os usuários finais. Além disso, buscaremos trocar ferramentas que permitam identificar e investigar vieses propagados em modelos. A ideia é reconhecer e reduzir os efeitos negativos dos sistemas criados, adotando práticas responsáveis que vão além da excelência tecnológica.
 
Roda 3) Como a internet das coisas (IoT – internet of things) incrementa a ciência de dados
Viabilizador: Rafael Arevalo
Resumo: A vida mudou muito com a internet, no entanto, continuará mudando! Se com a internet na palma das mãos as coisas já ficaram super facilitadas, imaginemos isso em tudo e em qualquer objeto! Nessa roda vamos discutir as capacidades que a internet das coisas pode causar na ciência de dados!
 
Rodada 4) Ciência de dados é suficiente para criação de valor?
Viabilizador: Carlos Eduardo Neves
Resumo: A ciência de dados tornou-se uma ferramenta “mágica” ao olhar dos grandes executivos. Esta “mágica” de negócio já é um diferencial competitivo nos dias atuais e ganhará ainda mais força no futuro. Até aqui nenhuma novidade, certo? Mas será que a ciência de dados por si só é capaz de gerar criação de valor? Até onde devemos aplica-lá ou limita-lá?
CONRE-3 promove espaço descontraído para discussão sobre ciência de dados