IMG-20190205-WA0004No mês de fevereiro, a sede do CONRE-3 foi o endereço para o primeiro encontro do grupo R-Ladies. A organização promoveu um minicurso de Introdução ao R.

Com apresentações de Beatriz Milz, Bruna Garbes, Haydée Svab, Maria Marinho e Nathália Demetrio, quem esteve presente conheceu mais sobre o ambiente RStudio, funções do R Base, operador Pipe, Tidyverse e ggplot2.

Nathália Demétrio, Conselheira do CONRE-3, explica sobre a importância em apoiar eventos como esse. “É possível fomentar profissionais mais preparados, já que o software R é uma das ferramentas atuais que dão o melhor suporte para que um estatístico possa completar todo o workflow da análise de dados; além disso, é uma forma de ajudar na construção de um mercado mais diverso e inclusivo, algo que é um fator relacionado a resultados positivos e diferencial competitivo para as empresas, bem como uma sociedade mais saudável, em que todos os indivíduos possam se desenvolver sem a preocupação com barreiras desnecessárias”, diz.

Fundada em 2012 pela brasileira Gabriela Queiroz, R-Ladies é uma organização mundial que promove a diversidade de gênero na comunidade da linguagem R. Presente em 44 países e com mais de 30 mil membros, o objetivo é promover a linguagem computacional estatística R compartilhando conhecimento. O público-alvo é composto por pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto, mulheres cis, mulheres trans, bem como pessoas não-binárias e queer.

“O encontro tem possibilitado um espaço livre de julgamento, onde as mulheres se sentem acolhidas para tirar dúvidas, colaborar e serem elas mesmas sem o receio de serem julgadas ou assediadas simplesmente por serem mulheres”, finaliza Nathália.

CONRE-3 sedia evento R-Ladies