O Dia Mundial da Estatística, comemorado em 20 de outubro, foi instituído pela Assembleia Geral da ONU, em 2010, com o intuito de homenagear e reconhecer a importância que os estudos estatísticos possuem sobre a sociedade. Quem imagina ser um ramo atuante apenas em pesquisas e relacionado exclusivamente a números, gráficos e tabelas está bastante equivocado.

Estatístico é o profissional que apresenta dados reveladores a partir da coleta e interpretação de dados. Ao observar o comportamento dos números, ele pode falar sobre os motivos do aumento no seguro do carro ou quanto representa a um candidato ter 30% de intenções de voto. Na era do conhecimento e da competitividade, o desafio deixou de ser simplesmente armazenar dados, mas sim, dar sentido a eles. Isso significa que os Estatísticos podem trabalhar em qualquer área e isso torna a profissão muito versátil. Ainda que seja fortemente carregada de cálculos, a área é altamente multidisciplinar, já que os mais diferentes setores precisam de análise de dados.

Mesmo em tempos de pandemia, quando muitos perderam empregos, as oportunidades de vagas para atuar em análises de dados, seja para insights em predição ou previsão, buscar fraudes ou alavancar negócios aumentam em todas as áreas.

“O desemprego é um fantasma que assombra todos os profissionais em épocas de crises econômicas. Não é diferente nessa pandemia, quando vimos muitos negócios afundarem por conta da inabilidade para lidar com crises. Um Estatístico pode ter papel fundamental na busca por soluções, seja no âmbito governamental subsidiando políticas públicas de defesa à vida, à economia ou ao meio ambiente, entre outras; ajudando pesquisadores nas modelagens de estudo de pandemias, desenvolvimento de medicamentos, vacinas; oferecendo insights do atual panorama corporativo e garimpando oportunidades de negócios para a sobrevivência, crescimento ou expansão das empresas. Ser essencial em épocas de crescente desemprego é um alívio”, explica Doris Fontes, Presidente do CONRE-3.

Para divulgar a importância da carreira e divulgar a importância que os estudos estatísticos possuem sobre a sociedade, a atuação do CONRE-3, presidido por Doris, é baseada fortemente nas campanhas de fortalecimento, valorização e divulgação da profissão, por meio da participação em eventos acadêmicos e/ou educativos para pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil.

 

Exemplo prático, a Tenda da Estatística

Há alguns anos o CONRE-3 percorre Estados brasileiros com a Tenda da Estatística. O projeto oferece uma série de divertidas atividades dirigidas à interação com a comunidade para ensinar noções básicas de estatística e acabar com o medo da matemática.

A proposta nasceu de uma ideia da Profa. Lisbeth Cordani (IME/USP) para envolver, de forma lúdica, participantes de qualquer idade.  A Tenda foi montada pela primeira vez em 2014, durante a 66º Reunião Anual da SBPC, ocorrida na Universidade Federal do Acre, na cidade de Rio Branco, por Lisbeth Cordani (IME-USP) e por Doris Fontes (Presidente do CONRE-3, Conselho Regional de Estatística de SP).

Desde então, a TENDA tem participado de diversos eventos, sempre com o objetivo de levar atividades lúdicas que envolvem Estatística e Probabilidade, mostrando sua utilidade na sociedade.

Entre as atividades está a medida do palmo da mão para entender a distribuição normal. Através da atividade, é possível que esses dados organizados num gráfico pareçam um “sino”, ou uma “curva normal”. Esse aparecimento de uma “curva em forma de sino” é muito importante para o dia a dia.

Pensando, por exemplo, em LUVAS DE BORRACHA para mulheres, como uma fábrica poderá planejar o tamanho do estoque para cada tamanho: PP, P, M, G e GG?  Para fabricar 10 mil luvas, será que é melhor fazer a mesma quantidade cada tamanho, ou seja, 2.000 luvas cada? Ou será que há tamanhos de mãos que são mais frequentes?

Os resultados permitem a chegada a um MODELO ESTATÍSTICO que usa a DISTRIBUIÇÃO NORMAL, ou essa “curva em forma de sino”, ou “curva normal”, com várias propriedades matemáticas úteis e interessantes. Essa “curva normal” é bastante frequente na natureza e facilita a tomada de decisão no nosso dia a dia, em vários negócios.

 

Como ser um estatístico?

Existem boas oportunidades para estudar. São mais de 30 instituições que oferecem o curso, a maioria delas, públicas. Em 2016, o site Top Universities divulgou ranking das 200 melhores instituições para estudar Estatística no mundo. Dentre elas, 5 são brasileiras: USP, Unicamp, UFMG, UFRJ e UFPE. (https://www.conre3.org.br/portal/instituicoes-de-ensino/)

 

Onde posso trabalhar?

O CONRE-3 mantém uma página com informações sobre áreas de atuação, remuneração e entrevistas com experiências profissionais interessantes em diversas áreas de atuação (Para conhecer, acesse: https://www.conre3.org.br/portal/mercado-de-trabalho/).

Outra dica é conhecer o blog da empresa “Curso-R”, criado pelo Estatístico Julio Trecenti, e outros ex-alunos do IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo). Nele, a equipe mostra o que é possível conhecer com estatística.

Há ilustrações bem-humoradas de como a estatística ajuda a entender o uso das cores nos filmes de super-herói, a popularidade do canal “Porta dos Fundos” e até as expressões faciais de Aécio Neves.

Sobre o CONRE-3

Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (CONRE-3) abrange o Estado de São Paulo. Foi constituído pelo Conselho Federal de Estatística (CONFE), em 1968. O órgão, entre suas atribuições, é responsável por zelar pelos interesses da profissão, além de fiscalizar e zelar pela ética profissional. www.conre3.org.br – Fale conosco: info@conre3.org.br

Dia Mundial da Estatística lembra importância da carreira em todas as áreas e alta demanda de trabalho