Monitorar os impactos da Covid-19 e das eleições, auxiliar nas pesquisas à vacina, analisar riscos. Todas as funções, mesmo em meio à pandemia, precisam da ajuda de um Estatístico. A importância deste profissional em um mundo que cada vez mais atua com dados o colocou entre as melhores oportunidades

Matéria publicada pela ASA – American Statistical Association, mostra que, nos Estados Unidos, o The US News & World Report 2021 100 Melhores Empregos  classificou o Estatístico como o 6º Melhor Emprego geral, o 5º Melhor Trabalho e o 2º Melhor Trabalho de Negócios.

Os Estatísticos continuarão em alta.  Até  2029, o Bureau of Labor Statistics projeta um crescimento de empregos de 35% – o que significa que os Estados Unidos precisarão de mais 14.800 Estatísticos nos próximos oito anos.

No Brasil não é diferente. Pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half  aponta que a pandemia do Coronavírus representou o maior impacto no mercado de trabalho no ano de 2020 e que trará consequências de longo prazo em todos os setores da economia.

Em seu novo Guia Salarial, o estudo apresenta as principais tendências de recrutamento, setores em alta, habilidades técnicas e comportamentais mais demandadas e as posições permanentes e por projetos em destaque em diversas áreas. Entre elas, a área de Tecnologia dá destaque para o Cientista de Dados com salários que podem ultrapassar R$ 26.000,00.

E nessa boa onda de vagas, o mercado brasileiro sofre com a falta de estatísticos. O CONRE-3 mantém uma página no Facebook que divulga vagas em estatística, a Oportunidade de Trabalho para Estatísticos. Estima-se que, de cada 10 vagas que exigem conhecimentos analíticos/estatísticas, no máximo duas são preenchidas por Bacharéis em Estatística. Por existirem tão poucos formados, muitas vezes, as empresas procuram pelos estatísticos ainda nas faculdades, talvez na tentativa de garantir a contratação antes dos concorrentes.

Com mais dados ao nosso alcance do que nunca, a Estatística está em todo lugar e fornece a análise necessária para transformar números em tomada de decisão. O estatístico é treinado durante o bacharelado a pensar analiticamente, a “conversar” com os dados e a eles agregar o máximo de valor possível.  Os resultados mostram que quem se interessar pela área com certeza terá portas abertas para oportunidades emocionantes!

Para saber mais: https://money.usnews.com/careers/best-jobs/rankings/the-100-best-jobs

CONRE-3 https://www.conre3.org.br/portal/estatistica-carreira-que-nao-conhece-a-crise/

Canal do CONRE-3 no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCW1IL2N7Gf2fDF-1R9am-aQ

Robert Half: https://www.roberthalf.com.br/

Onde estudar Estatística: https://www.conre3.org.br/portal/instituicoes-de-ensino/

 

Em 2021, Estatístico continua no topo das melhores oportunidades