matematicaTerminam na sexta-feira (dia 1 de abril), as inscrições para a edição 2016 das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição tem o objetivo de estimular o conhecimento e revelar jovens talentos do Ensino Fundamental e Médio. O cadastro deve ser feito pela direção das unidades no endereço www.obmep.org.br.

A OBMEP é dividida em duas fases. A primeira traz 20 questões diferenciadas por níveis (6º e 7º anos do Ensino Fundamental, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.

A etapa 2 é discursiva e composta por seis questões. Participam da última fase apenas alunos classificados. Neste ano, serão entregues às escolas 105 Kits esportivos, 405 Kits de material didático e 15 troféus. Já os professores receberão um tablet, um diploma e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).

Bolsas de estudo e formação de clubinhos

Ao longo de 12 edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos de todo o Brasil a oportunidade de estudar Matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e mais de 1.800 alunos participaram do programa como ouvintes. Na rede estadual, as Olimpíadas também contribuíram para a formação de clubinhos de Matemática e iniciação científica. No ano passado, os estudantes da rede estadual paulista conquistaram juntos 756 medalhas.

Escolas estaduais de SP têm até 01 de abril para se inscrever nas Olimpíadas de Matemática