Capture-d’écran-2010-11-08-à-14.53.28O ranking anual do CareerCast.com, site norte-americano especializado em empregos, colocou o Estatístico no segundo lugar da lista de melhores profissões nos Estados Unidos em 2016, com salário médio anual de US$ 79.990. O primeiro lugar ficou com o Cientista de Dados.

Para eleger as melhores e piores profissões, o levantamento toma como base  cinco critérios: demandas físicas, ambiente de trabalho, renda, estresse e perspectivas de contratação.

 

 

 

O que faz o profissional?

Estatístico é o profissional que apresenta dados reveladores a partir da coleta e interpretação de dados. Ao observar o comportamento dos números, ele pode falar sobre os motivos do aumento no seguro do carro ou quanto representa a um candidato ter 34% de intenções de voto. Na era do conhecimento e da competitividade, o desafio deixou de ser simplesmente armazenar dados, mas sim, dar sentido a eles.

“Nos esportes, por exemplo, há claramente um espaço ótimo para aplicações de análises estatísticas, tanto para melhorar estratégias do jogo, como também manutenção da saúde dos atletas. Pode haver também estudos para melhorar o calendário de jogos”, explica Dóris Fontes, Presidente do Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (CONRE-3).

 

Faltam profissionais

Mesmo assim, a procura por cursos de estatística é baixa. O Censo do INEP/MEC de 2014 apresentou queda de 448 formandos, em 2013, para 386 novos bacharéis em Estatística no Brasil. Isso significa que há mais vagas do que profissionais para trabalhar e, muitas vezes, as empresas procuram pelos estatísticos ainda nas faculdades.

“Dentro os motivos da evasão, talvez o nível de conhecimento em matemática dos novos ingressantes pese bastante” explica Dóris Fontes.

 

Para saber mais sobre a Estatística

O CONRE-3 preparou uma série de entrevistas que apresentam profissionais e seus trabalhos. Uma bela carreira, listada, também, pelo Fórum Econômico Mundial como uma das mais relevantes para o mercado até 2020. Inspiração e oportunidade para quem escolhe a estatística como profissão. Para conhecer, clique aqui

 

G1 Economia. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

Estatístico lidera ranking das melhores profissões