Com o objetivo de atuar na difusão dos avanços e da importância da estatística nas diversas áreas do conhecimento foi realizada mais uma edição do Congresso de Estatística – CONE 2019. O evento aconteceu no dia 08 de junho, em Salvador, Bahia.

A programação contou com palestras, debates e mesas redondas. Entre os temas selecionados estão as discussões da estatística em Data Science, dados abertos e educação.

Entre os convidados estava Fernanda Cardoso Rosa Gonçalves, conselheira do CONRE-3 e Estatista atuante na área de Modelagem Estatística – Advanced Analytics & Big Data na Telefonica.

Na ocasião, Fernanda integrou o Painel 1. Com o tema: “Estatística e Data Science – Conversão dos dados em insights de negócios”, o objetivo foi discutir a prática crescente de conversão dos dados em oportunidades nos negócios e as habilidades necessárias em análise estatística e aprendizagem de máquinas para acesso dos gestores.

Fernanda destaca que o tema é importante no cenário atual, pois abrange diversos setores da economia, o que significa aumento das oportunidades. Por essa razão, os estatísticos, destaques por seus conhecimentos, e demais profissionais interessados precisam estar atentos.

“A Ciência de Dados é a profissão mais promissora do momento e será pelos próximos 15 anos. O mercado principal de Data Science inclui empresas de setores como seguros, bancos, finanças serviços públicos, comércio eletrônico, governo e consultoria.  As demandas estão localizadas em várias grandes cidades de todo país e do exterior e tem capacidade de absorver profissionais de várias outras áreas, como os engenheiros e profissionais de TI. Uma vantagem que o estatístico tem dentre os demais profissionais é o conhecimento técnico com relação aos dados gerados, tipos de parâmetros que podem ser melhor utilizados, fruto de anos de estudo e dedicação na academia”, ressalta.

Ao lado de Fernanda também estiveram o Cientista de Dados do Itaú e da Curso-R,  Athos Damiani, o Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Jorge Canas Rodrigues, e Grimaldo Lopes, Consultor de Business Intelligence da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia – PRODEB.

Esta é a segunda vez que Fernanda participa do evento. A primeira foi em 2017, na edição realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. A profissional discursou sobre o tema “Estatística e Mercado: Rumos e Perspectivas”. Foram apresentadas as diversas formas de utilização da Estatística no mercado de trabalho. Entre elas importância, motivação, abordagem, formulação e direcionamento de métodos encontrados na Estatística que combinados com outras áreas profissionais proporcionam a resolução de problemas de maneira eficaz.

Nas duas edições, Fernanda compartilhou sua experiência acumulada pela atuação em empresas de grande porte, multinacionais e consultorias de bens de consumo, focando a melhoria contínua da qualidade dos dados, atualização e escolha das variáveis de importância para a realização de estudos, criação de demandas, tratamento dos diversos processos da área de pesquisas, construção e elaboração de indicadores econômicos e socioeconômicos.

“Foquei minhas atividades em análises de grandes bancos de dados, marketing, captação de recursos e inteligência competitiva. Foram anos de dedicação e estudo, até chegar a trabalhar com Data Science e utilizar ferramentas exclusivas para programação e análises de grandes volumes de dados, e não me arrependo”, revela.

E Fernanda deixa conselhos para quem deseja seguir a mesma trajetória, que exige habilidades mais amplas e diversificadas, além de entender de números e cálculos.

É preciso saber se relacionar bem, falar outros idiomas e entender profundamente de informática, pois o uso de linguagens de programação é primordial e principalmente gostar de ler. Isso significa que para trabalhar com Data Science é preciso ter um perfil ‘Lifetime Learning’, ou seja, ter prazer em estar sempre aprendendo! Não basta aprender apenas uma tecnologia, é necessário continuar estudando muito, do contrário você não tem o perfil para trabalhar com Ciência de Dados”, finaliza.

Para conhecer mais sobre a Fernanda: https://www.conre3.org.br/portal/entrevistas/

Para saber mais sobre o evento: https://www.cone2019.com.br/

Fernanda Rosa, Conselheira do CONRE-3, participa do Congresso de Estatística 2019