O Censo do INEP/MEC de 2014 apresentou queda de 448 formandos, em 2013, para 386 novos bacharéis em Estatística no Brasil. Os resultados também revelam que a relação C/V (Nº de Candidatos / Vaga) aumentou de 7,6 para 9,2 e tem subido gradativamente desde 2010. Isso significa existe divulgação da carreira, mas o abandono de alunos durante o curso continua alto.

“Dentro os motivos da evasão, talvez o nível de conhecimento em matemática dos novos ingressantes pese bastante” explica Dóris Fontes, Presidente do Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (CONRE-3).

O número é preocupante, já que o mercado de trabalho para o profissional de estatística está em constante expansão e é bastante promissor. A profissão segue entre os melhores salários e foi listada pelo Fórum Econômico Mundial como uma das mais relevantes para o mercado até 2020.

Por essa razão, um dos objetivos do CONRE-3 á atuar na disseminação do conhecimento. Com uma programação dirigida à interação com a comunidade, diversos eventos reúnem pessoas de todas as idades em brincadeiras que ensinam noções básicas de estatística e acabam com o medo da matemática para a entrada em uma graduação que tem fortes embasamentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades.

 

graficoestatistica

Para saber sobre os cursos de graduação em estatística, acesse: https://www.conre3.org.br/portal/instituicoes-de-ensino/

 

 

INEP registra queda em número de formados em Estatística