Empresas participantes precisam de estatístico responsável

pesquisaOs números foram divulgados pelo Portal Brasil, em 11 de agosto. O resultado, contabilizado até o mês de maio, refere-se às pesquisas para os cargos de prefeito e vereador, que serão eleitos no dia 2 de outubro.

Desde 1º de janeiro deste ano, as empresas e entidades que registraram estudos estatísticos, relativos às eleições municipais de 2016, foram obrigadas a registrar as respectivas informações junto ao órgão com no mínimo cinco dias de antecedência da divulgação. A ação tem como base a Lei das Eleições/ nº 9.504/97 – artigo 33. 

O cronograma está de acordo com a resolução TSE nº 23.453, de 15 de dezembro de 2015, que também estabelece que as entidades devem realizar a ação por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais– PesqEle. A ferramenta pode ser acessada pela internet, a qualquer momento, independente do horário de funcionamento das secretarias dos tribunais eleitorais.  

Entre as informações que precisam ser preenchidas no cadastro, constam o valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; a metodologia e o período de realização da pesquisa; o plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico do entrevistado e área física de realização do trabalho a ser executado. 

Outros critérios que devem ser incluídos são nível de confiança e margem de erro, com a indicação da fonte pública dos dados utilizados; sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo; questionário completo aplicado ou a ser aplicado; quem pagou pela realização do trabalho e seu número de inscrição no CPF ou no CNPJ; cópia da respectiva nota fiscal; nome do estatístico responsável pela pesquisa e o número de seu registro no Conselho Regional de Estatística competente; indicação do município abrangido pela pesquisa, bem como dos cargos aos quais se refere.  

Para ver a notícia na íntegra: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/07/ate-maio-justica-eleitoral-registra-370-pesquisas-de-intencao-de-voto

Justiça Eleitoral registra 370 pesquisas de intenção de voto