No dia 26 de setembro, a sede da ClearSale foi o local escolhido para abrigar o 1° Meetup promovido pelo grupo “C3 Estatística e Ciência de Dados”.

Com o tema: “Decisões com dados públicos”, o programa contou com a presença da Assessora da Fundação SEADE, Sarah dos Santos, e Moises Oliveira, Analista de Dados da Telefonica Brasil.

Os presentes puderam conhecer exemplos concretos da utilização de dados secundários em grandes empresas, para que essa fonte de informações seja melhor aproveitada no dia-a-dia de trabalho.

                   Moises Oliveira durante apresentação

“Dado o fato de que todas as decisões na ala pública provêm destas bases de dados/informações, é importante mostrar que os dados públicos podem ir além e contribuir para contextualizar os mais variados cenários de nossos arredores”, explica Oliveira.

A opinião é compartilhada por Nathália Demétrio, Conselheira do CONRE-3, uma das organizadoras do evento.

       Sarah, da Fundação SEADE

“Na estatística temos a explicação de fenômenos como um dos nossos objetivos centrais. Porém, é raro que um evento possa ser explicado considerando fatores de um âmbito apenas. Por exemplo, pensando no número de acidentes de carro de uma cidade, apesar da relevância de questões relacionadas ao próprio trânsito, informações relacionadas a chuvas, feriados, ou mesmo algum evento público, são tão fundamentais quanto. E é aí que entram os dados secundários, particularmente os públicos, visto que nos permitem ter um entendimento mais amplo do evento de interesse e suas interdependências”, revela.

Para Nathalia, o encontro teve resultados positivos. “O principal objetivo da iniciativa é fomentar espaços de debates e troca de conhecimento, tendo a própria comunidade como protagonista, e foi exatamente o que tivemos! Profissionais vindos de diferentes contextos, debates com pontos de vista complementares, diferentes backgrounds, tudo isso possibilitado graças ao engajamento voluntário dos próprios profissionais.

É esse engajamento o responsável pela realização deste e dos demais projetos promovidos pelo CONRE-3, que valorizam a profissão de estatístico e geram conhecimento. É a atuação fundamental dos conselheiros e demais interessados que faz os projetos ganharem vida, como explica Nathalia.

 

                  Nathalia Demétrio, Conselheira do CONRE-3

“Os conselheiros possuem o papel de garantir diferentes perspectivas nos debates do Conselho, literalmente aconselhar. Porém, dado o baixo número de formados, temos poucos recursos, e aí, ou vamos também para a ação, ou nada será feito. Mas acho importante pontuar que todos nós, estatísticos, temos condições de dar vida a projetos. Iniciativas como as R-Ladies, iniciada por uma estatista brasileira em São Francisco, e hoje presente em mais de 50 países, são exemplos disso. O próprio meetup só foi possível graças à participação e comprometimento de estatísticos não-conselheiros: Leonardo Ribeiro e Danilo Sundfeld cuidando da logística do evento, Wellington Azevedo e Diego Montefort produzindo os materiais de divulgação, e Moisés Oliveira e Sarah Maria Monteiro com a apresentação do conteúdo. Então? Partiu?”

 

O CONRE-3 agradece aos palestrantes e aos importantes voluntários Moisés, Leonardo, Danilo, Wellington e Diego, que trabalharam para que esse evento fosse um sucesso, bem como às conselheiras do CONRE-3, Nathália Demétrio, Adriana Silva e Dóris Fontes, e, em especial, à ClearSale, por generosamente ceder o espaço e o coffeebreak.

Meetup integra profissionais e promove troca de experiências