Melhorias para o ensino de estatística em disciplinas de serviço serão discutidas no CONE 2018

A disciplina de Estatística Básica, muitas vezes, é considerada um dos pesadelos dos alunos de outros cursos de graduação. Embora a investigação científica dos fenômenos seja fundamental para todas as áreas do conhecimento, o atual modelo de ensino da estatística básica para não estatísticos, chamada pelos Departamentos de Estatística de "disciplina de serviço", tem se provado, em geral, um fracasso.

Isso acontece porque, na maioria das instituições, é utilizada uma metodologia de ensino tradicional, que condensa o conteúdo do bacharelado em estatística em uma ou duas disciplinas e segue o modelo do que é ensinado aos estatísticos e demais alunos da área de exatas. Para a Professora Miriam Salomão, da ESPM, a forma de ensino deve ser diferente porque os objetivos dos alunos não são iguais.

miriam“Pensando no conteúdo, condensar oito semestres em dois me parece ser pouco produtivo, então, tenho a impressão de que aqui vale a regra do ‘menos é mais’. Além disso, espera-se que enquanto o estudante de um bacharelado em estatística vai em busca de entender os comos e porquês das teorias por trás do ferramental, os estudantes das outras áreas estão provavelmente mais interessados nas aplicações empíricas da estatística em sua área e o ensino deve ser orientado para a aplicação e interpretação de resultados”, diz.

A Professora Miriam acompanha de perto esta necessidade. Bacharel em Estatística e Mestre em Administração, faz doutorado em Gestão Internacional. Atualmente, leciona nos cursos de Comunicação Social e Administração da ESPM. Para suprir a reclamação dos alunos e dar sentido ao que os discentes devem aprender, Miriam aposta na apresentação de casos práticos e tem colhido bons frutos.

“Uma das estratégias que eu uso bastante é a inversão da sequência natural de uma aula clássica. Ao invés de começar com conceitos, fórmulas e teorias e, depois de tudo bem mastigado, apresentar exemplos de aplicação, eu começo com um caso real, um problema que a gente precisa resolver juntos! Gastamos de 70 a 80% da aula discutindo e buscando a solução em conjunto, onde eu vou conduzindo as conversas (que podem ser em grupo ou mesmo coletiva) para o caminho do conceito que quero ensinar. Quando, por fim, encontramos a solução na ‘linguagem informal’, em pouco mais de 10 minutos eu formalizo a aula, ‘revelando’ para os alunos que o que eles acabaram de descobrir é uma determinada técnica de análise!”, explica.

Essas e outras dicas serão apresentadas pela Professora Miriam durante o Congresso de Estatística – CONE 2018. Ela estará entre os convidados da Mesa Redonda, que discutirá acerca do tema: “Melhorias para o ensino de estatística em disciplinas de serviço”. O evento tem inscrições abertas e acontece no dia 09 de junho, no Auditório do CRECI-SP.

Sobre o evento – Entre os demais temas selecionados estão dados em políticas públicas, empreendedorismo e tecnologia. Estarão reunidos diretores e gerentes das empresas do segmento, pesquisadores, técnicos, consultores, professores, estudantes e demais interessados.

O encontro promete ser um espaço para integração e fonte de conhecimento para estatísticos e todos os profissionais ligados ao tema, que utilizam modelos estatísticos em suas áreas de atuação.

Em 2018, o evento será realizado no dia 09 de junho, a partir das 8h30. O Cone 2018 é organizado pela Brasil Produções em parceria institucional com o CONRE-3.

As inscrições estão abertas. Para saber mais https://www.cone2018.com.br/

Sobre Miriam Salomão – É bacharel em Estatística e mestre em Administração, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora de Métodos Quantitativos nos cursos de pós-graduação do Insper e da FGV, e possui ampla experiência como executiva de Marketing em empresas de varejo de grande porte, como Grupo Pão de Açúcar, C&A Modas e Saraiva. Atualmente, é doutoranda em Gestão Internacional pela ESPM e professora para a graduação da ESPM nas disciplinas de Branding e Métricas de Marketing para os cursos de Comunicação Social e de Administração​.

Sobre a estatística – A Estatística foi considerada a melhor carreira de 2017, segundo ranking anual do CareerCast.com, site norte-americano especializado em empregos, com salário médio anual de US$ 80,110. Em 2016, ficou em segundo lugar. No Brasil não é diferente. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2013, entre 48 carreiras de nível superior, a estatística é a que apresenta a segunda melhor remuneração média no país, só perde para os médicos. Foi chamada de Profissão “Sexy” pela Revista Harvard Business Review e tem mais vagas de emprego do que profissionais formados. Foi regulamentada no Brasil pela Lei Federal Nº 4.739 de 1965.

Sobre o CONRE-3 – Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (CONRE-3), com sede no município de São Paulo, abrange os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Foi constituído pelo Conselho Federal de Estatística (CONFE), em 1968. O órgão, entre suas atribuições, é responsável por zelar pelos interesses da profissão, além de fiscalizar e zelar pela ética profissional.

Serviço: Congresso de Estatística – Cone 2018 
Data: 09 de junho de 2018 
Local: Auditório do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis – CRECI-SP
Endereço: Rua Pamplona, 1200 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Horário: 7h30 às 17h30 
Informações pelo telefone: (31) 4112.2067, (31) 99251.7457

Site do evento: www.cone2018.com.br

Métodos diferenciados de ensino mostram a importância da estatística a alunos de outras áreas