Faleceu, no dia 16 de abril de 2024, o médico-sanitarista e professor José da Silva Guedes. Ele era Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Formado em Medicina, participou como professor da mudança por qual passou a formação médica em meados dos anos 1950, no qual o currículo passou a incluir a estatística médica, além das ciências sociais, da psicologia e psiquiatria, da história da medicina, para a formação de médicos visando o tratamento da população. Esse movimento incluiu na formação médica não apenas a especialização para doenças específicas, mas o tornaria apto a trabalhar a educação, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção na comunidade em que atua.

José da Silva Guedes teve um trânsito importante pela nossa Saúde Pública. Tinha Especialização e Doutorado obtidos na Faculdade de Saúde Pública da USP e foi pioneiro no movimento para implantar o modelo de Organizações Sociais em Saúde.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo ganhou o seu Departamento de Medicina Social por gestão e envolvimento do Professor Guedes. Foi Secretário de Saúde do Município de São Paulo (1983/85) e do Estado (1995/2002). Mas teve igualmente importância na vida acadêmica: é de sua autoria o artigo de 1973 que possibilita quantificar o indicador de Nelson de Moraes (Curva de Mortalidade Proporcional). Também com sua esposa Marilda publicou, em 1988, o livro “Bioestatística para Profissionais de Saúde”, com excelente repercussão no meio. Em uma época em que poucos textos de estatística eram produzidos para profissionais de saúde, este livro tornou-se importante para disseminar os conceitos de estatística básica e mostrar a relevância da boa descrição e análise de dados em estudos em saúde.

Além de sua importância na estatística nas áreas da saúde, Guedes foi um dos fundadores da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) onde atuou como tesoureiro de 1981 a 1983 e assumiu a presidência de 1989 a 1991. Foi também Secretário Municipal de Saúde do Município de São Paulo entre 1983 a 1985, e Secretário Estadual, de 1995 a 2002. Sua trajetória foi marcada por diversas contribuições para o campo da Saúde Pública e para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O velório do Prof. Dr. José da Silva Guedes ocorreu no dia 18 de abril de 2024, no Cemitério Vila Mariana e a cremação foi no Crematório da Vila Alpina.

 

Colaboraram neste texto:

Dr. Jair Lício Ferreira Santos e Dr. Edson Zangiacomi Martinez (Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Medicina Social) e Dr. Gizelton Pereira Alencar (Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Epidemiologia). Edson e Gizelton são conselheiros do CONRE-3.

 

ENTREVISTA – Santa Memória Dr José da Silva Guedes – publicado em 31 de outubro de 2017

 

 

 

Nota de falecimento – Prof. José da Silva Guedes