Com ajuda da estatística, obra promete revolucionar a maneira de estudar o direito, julgar, definir estratégias advocatícias e fazer leis

downloadA estatística pode ser uma ferramenta útil em questões jurídicas. Para saber mais sobre o tema, o Prof. Dr. Marcelo Guedes Nunes, fundador da ABJ – Associação Brasileira de Jurimetria acaba de lançar o livro Jurimetria – Como a estatística pode reinventar o direito.

A obra defende a prática de manter um estatístico em bancas de trabalhos de Direito – como aconteceu durante a tese de doutorado de Nunes, defendida em 2012 – bem como a criação de uma nova disciplina no Direito, a Jurimetria, que como a Econometria, a Sociometria, a Biometria ou a geografia estatística vai auxiliar o pesquisador a conhecer melhor a realidade na qual ele pretende intervir.

Segundo o autor, a inclusão da Jurimetria nos currículos das faculdades de direito é um movimento irreversível. Todas as grandes Escolas dos Estados Unidos querem contratar juristas e acadêmicos empíricos, garante o Prof. Christoph Engel, Diretor Executivo do Instituto Max Planck, Setor de Humanidades (Alemanha), quem faz a apresentação da obra.

Diante das reformas anunciadas (política, trabalhista e previdenciária), Marcelo Guedes Nunes afirma que a Jurimetria poderá contribuir muito na construção de um país moderno, coletando e analisando dados aos agentes privados e auxiliando na elaboração de leis mais adequadas a realidade do país. “O Brasil é uma economia emergente, com um enorme potencial de crescimento, que só se manifestará em toda a sua grandeza se soubermos implementar corretamente as reformas institucionais de que o nosso país precisa. Avaliar de forma mais precisa o impacto de novos sistemas legislativos é o caminho para que as reformas institucionais atinjam os seus objetivos”, conclui Nunes.

 

Sobre o autor

Marcelo Guedes Nunes é advogado, professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre e doutor em Direito Comercial pela mesma Universidade, Diretor de Pesquisas do Instituto de Advogados de São Paulo (IASP) e Presidente da Associação Brasileira de Jurimetria – ABJ (www.abjur.org.br). Sócio do escritório Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados – GNOR.

 

Sobre a ABJ – Associação Brasileira de Jurimetria

A ABJ é uma entidade sem fins lucrativos que realiza pesquisa empírica quantitativa em direito e desenvolve seminários sobre a utilização da estatística na compreensão do funcionamento da ordem jurídica. A ABJ realizou importantes estudos para o Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça de São Paulo, Ministério Público, Confederação Nacional da Indústria e Instituto Sou da Paz, dentre inúmeros outros parceiros. Os estudos da ABJ têm como objetivo trabalhar com entidades públicas e privadas na estratégia de aperfeiçoar os mecanismos de prestação jurisdicional e administração da justiça.

 

Sobre a obra

Jurimetria –Como a estatística pode reinventar o direito

Editora Revista dos Tribunais

Autor: Marcelo Guedes Nunes

Novo livro discute o conceito de Jurimetria