Sistema coordenado por pesquisadora da área de Estatística monta as provas, seleciona questões e as corrige automaticamente

Sem títuloO tempo dos docentes gasto na aplicação dos testes e na correção pode ser reduzido por meio um trabalho que tem coordenação da pesquisadora da área de Estatística, Mariana Curi, integrante do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), da USP São Carlos.

Inicialmente chamado Plataforma de Avaliação Informatizada (PAI), o sistema é diferenciado porque não apenas monta as provas, seleciona questões e as corrige automaticamente, mas incorpora módulos estatísticos e matemáticos que permitem que as avaliações sejam adaptativas.

“Conforme as respostas dadas pelo aluno, é possível escolher uma próxima questão no banco de dados mais adequada ao nível de dificuldade ou acerto dele, individualizando e aprimorando assim o conteúdo e dificultando “cola””, explica Mariana, que já utiliza a ferramenta em suas avaliações.

O sistema começou a ser desenvolvido durante os estudos de iniciação científica há cerca de dois anos e tem sido aprimorado pela docente.

A notícia foi divulgada pelo site da USP. Para conhecer: http://www5.usp.br/107419/pesquisa-na-area-de-estatistica-cria-plataforma-para-aplicacao-e-correcao-de-provas/

Pesquisa na área de estatística cria plataforma para aplicação e correção de provas