Foi lançado, no mês de julho, o livro Estatística Experimental e Observacional: uma nova abordagem sobre os métodos clássicos, do professor André Mundstock, do Instituto de Ciências Agrárias do campus Rio Paranaíba (CRP), da Universidade Federal de Viçosa.

A obra foi desenvolvida para pesquisadores e pós-graduandos não ligados à área. Na publicação, o autor buscou uma linguagem simples, com menor ênfase nos cálculos ou nas formalidades matemáticas, optando por uma abordagem que viabilizasse a autonomia dos pesquisadores e estudantes não-estatísticos para o melhor uso dos métodos estatísticos clássicos.

Com uma ampla revisão da literatura, o livro abrange desde os principais conceitos úteis à experimentação até discussões mais complexas sobre estatísticas descritivas, testes de médias, p-valores, multiplicidade do erro tipo I, desenhos experimentais, transformação de dados, outliers, verificação dos pressupostos, regressão não-linear, regressão múltipla, testes não-paramétricos simples, métodos multivariados, entre outros. Ao final de cada capítulo, é apresentada uma síntese das principais recomendações, além de exemplos resolvidos no software SPEED stat.

O livro será utilizado como bibliografia principal em uma disciplina de pós-graduação da UFV. Para isso e em conexão com o Compromisso pela Ciência Aberta, a versão digital do livro pode ser baixada gratuitamente.

Professor da UFV lança livro sobre estatística experimental; obra tem linguagem simples e versão digital gratuita